Aparelho Lingual

Por Natália Santos Publicado em: 15 de setembro de 2015 às 13:00.

Tags: aparelho, lingual,

A nova técnica de correção ortodôntica invisível

A área ortodôntica chegou a um excelente nível de ascensão devido a recentes avanços importantes: técnicas mais eficientes, mais agilidade, estética e conforto na movimentação dos dentes. E uma das técnicas que tem agradado muitos pacientes é o aparelho lingual.

 

Para atender este perfil de paciente que busca a correção dos dentes de forma mais confortável e discreta, a Odontologia Fernando Franco oferece além das técnicas convencionais, o aparelho lingual. De acordo com o ortodontista Fernando Franco, o aparelho lingual é similar ao tradicional, mas fixado na parte interna dos dentes.  “O tratamento não é mais longo nem gera mais incômodo, necessitando apenas de um período de adaptação como qualquer outro. É indicado para todos adultos que desejam corrigir seus dentes de maneira elegante e discreta”, conta o ortodontista.

 

Fernando Franco reforça ainda que o aparelho lingual é indicado para quaisquer pessoas que não desejam demonstrar que estão em tratamento com aparelhos ortodônticos. “As pessoas comuns também têm se preocupado com a aparência estética dos aparelhos convencionais e não ficam a vontade para sorrir em eventos sociais como casamentos, formaturas e também optam pelo aparelho invisível. O aparelho lingual é o único que passa praticamente despercebido nessas ocasiões. O de porcelana e o de safira ainda são perceptíveis aos olhos. O lingual não, fica totalmente por traz dos dentes e não é percebido”, aponta o especialista.

 

A ortodontia lingual é até um pouco mais rápida que outros métodos, afirma Fernando Franco. O que normalmente faz diferença é o tempo do atendimento de manutenção. “Não é uma técnica nova, porém sofreu muitos avanços para se chegar à forma que utilizamos hoje. Está mais acessível ao paciente e traz muitos benefícios”, garante Franco, ressaltando que o aparelho lingual é uma técnica para aqueles que ainda procuram um tratamento realmente invisível.

 

Curiosidade

 

O aparelho lingual surgiu nos anos 70 quando figuras públicas e artistas de Hollywood, interessados em melhorar a estética dos dentes, recusavam-se demonstrar sorrisos metálicos. O Dr. Craven Kurz, da Universidade da Califórnia, começou então a instalar os aparelhos fixos pelo lado lingual a fim de escondê-los e daí surgiu a Ortodontia Lingual. No Japão, na mesma época, o Dr.Kinja Fujita, também realizou esse tipo de trabalho com a finalidade de proteger seus pacientes que se machucavam sempre com golpes de artes marciais que atingiam a boca. Até hoje esse aparelho é procurado freqüentemente por esportistas.

Deixe seu comentário



Assista aos programas