Carreira: 8 dicas para escolher a carreira certa

Por Jordana Amaral Publicado em: 10 de outubro de 2017 às 14:11.

Tags: carreira, dicas, para, escolher, certa,

Chegou a hora de escolher qual carreira seguir, facilite as escolhas com essas dicas

 

 

 

Escolher qual carreira seguir não é uma tarefa  nada fácil, pois existem milhares de dúvidas! Sempre buscamos o que temos mais afinidade e o que gostamos de fazer. Afinal de contas, escolher uma carreira pode ser a escolha da atividade que exerceremos no resto da vida.

A Bem Feminina trouxe 8 dicas para te ajudar nessa hora, se inspire e acima de tudo siga o que você acha ser melhor para você!!

 

A DECISÃO É SÓ SUA

Tome cuidado para não ser influenciado por amigos e parentes. Embora eles queiram fazer o bem, é sua vida que está em jogo e é você que tem que decidir. Ouça opiniões e conselhos de coração e mente abertas, mas não decida por determinada carreira porque as pessoas te disseram ou para agradar alguém.

 

SUA DECISÃO DE AGORA NÃO PRECISA SER PARA SEMPRE

As mudanças de rumo são cada vez mais comuns na vida profissional e a escolha que você fizer agora, pode sim, ser repensada no futuro. Pensar assim, vai deixar você mais tranquila para seguir suas próprias dicas. É natural começar um curso não se identificar e você deve mudar e fazer o que gosta.

 

DO QUE VOCÊ GOSTA?

Autoconhecimento é fundamental para fazer uma boa escolha de carreira. Você sabe o que gosta de fazer? Comece fazendo uma lista com as matérias que você mais gosta de estudar. Pense também nos seus passatempos preferidos e assuntos interessantes para você.

 

O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER BEM?

Pare um pouco e reflita sobre o que você sabe fazer bem. Liste suas habilidades, pois ela dizem muito sobre você e, consequentemente, podem dar pistas sobre a carreira mais adequada e que faz seu perfil.

 

FAÇA UM TESTE VOCACIONAL

Existem muitas opções de teste vocacional. Alguns dão uma ideia da área de conhecimento com a qual você tem mais afinidade, outros apresentam uma lista de carreiras possíveis de acordo com as respostas que você forneceu.É importante saber que um teste desses pode dar algumas dicas de áreas e carreiras com as quais você se identifica, mas não se trata de uma resposta definitiva.

 

PESQUISE SOBRE A PROFISSÃO

Procure se informar sobre a carreira que você pretende seguir. Pesquise o tipo de curso que precisará fazer (bacharelado, licenciatura, tecnológico?), como está o mercado de trabalho (favorável, saturado, estável?), quais as opções de atuação, as empresas que mais contratam esse profissional, onde estão as melhores vagas, etc.

 

CONVERSE COM PROFISISONAIS DO MERCADO

É uma forma de ajustar as suas expectativas, pois dessa forma você poderá descobrir aspectos positivos e desafios daquela carreira na prática.Se não for possível conversar pessoalmente com um profissional já estabelecido, leia reportagens sobre carreira em revistas e sites especializados, fique de olho em entrevistas e vídeos sobre o tema.

 

VISITE ALGUMAS UNIVERSIDADES

Entenda o que se estuda naquela graduação, como são as aulas, que tipo de trabalho é exigido dos alunos e quais os principais desafios. Conversar com o coordenador do curso, professores ou mesmo alunos ajuda bastante.

Deixe seu comentário



Assista aos programas