Clareamento dental: é melhor fazer em casa ou no consultório?

Por _BemFeminina Publicado em: 30 de outubro de 2014 às 17:00. Atualizado em: 30 de outubro de 2014 às 15:15.


Na busca de um sorriso mais branco, muitas pessoas recorrem aos tratamentos de clareamento, técnica que é uma das grandes causadoras da sensibilidade dentária. Mas por que isso acontece? Qual a diferença entre clarear os dentes em casa e no consultório? É possível clarear os dentes sem sofrer com a sensibilidade?

 

Clareamento nos consultórios 

 

O cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti Marco Aurélio Luchetti (CRO SP 48.102) explica que o clareamento geralmente é feito com peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida. Isso vale tanto para os procedimentos feitos em casa quanto no consultório. O que muda são apenas as concentrações utilizadas e o tempo de ação. Para branquear os dentes, essas substâncias precisam alcançar a dentina, camada que “guarda a cor”. O problema é que a dentina é formada por túbulos nervosos que, quando expostos, ficam hipersensíveis a variações de temperatura e outros estímulos.

 

 

No clareamento feito em consultório, as substâncias têm poucas horas para agir, por isso, são aplicadas em maior concentração. De acordo com o especialista, esse tipo de tratamento é mais agressivo. “Em casa, o produto tem mais tempo para agir, mas no consultório tem apenas três horas, o que significa que está em uma concentração muito mais elevada. É preciso proteger bem as gengivas para evitar possíveis queimaduras”, afirma.

 

Clareamento em casa 

 

Quem prefere fazer um clareamento caseiro pode recorrer às fitas clareadoras ou plaquinhas com gel. Luchetti afirma que, há alguns anos, acreditava-se que era preciso dormir com esses produtos para obter os resultados desejados, no entanto, já que sabe que após três horas o gel perde a função. Permanecer com ele por mais tempo apenas favorece o surgimento da hipersensibilidade.

 

 

 “Os produtos caseiros devem ser usados durante 10 dias, por uma hora, e, muitas vezes, trazem um efeito melhor. Quem optar por esses tratamentos tem apenas que tomar cuidado para aplicar a fita no dente inteiro ou pode acabar ficando com manchas. Cuidado na hora da aplicação é fundamental para um resultado uniforme”, finaliza. Para evitar a sensibilidade após clareamento, o profissional indica o uso de produtos ricos em flúor, como cremes dentais e enxaguantes.

Deixe seu comentário



Assista aos programas