Fique de olho! Como estão os dentes do seu filho?

Por _BemFeminina Publicado em: 03 de dezembro de 2014 às 13:30.


A saúde bucal é importante em todas as etapas da vida. Mas, se feita desde bebê, ajuda a prevenir alguns problemas na fase adulta. Os cuidados devem ser iniciados já com a chegada dos primeiros dentes e o acompanhamento com profissionais deve ser frequente. Medidas econômicas, simples e pontuais na orientação dos pais, podem garantir a saúde bucal do bebê e a prevenção de doenças na boca. A odontopediatra, Juliana Tourino Prado, respondeu algumas perguntas para assim para ajudar neste processo.

 

BF: Quando começar os cuidados bucais das crianças?

Juliana: Bem cedo. Assim que surgirem os primeiros dentes de leite, o que pode ocorrer por volta dos seis meses de vida, os pais devem procurar levar seu filho aos cuidados de um odontopediatra. Dessa forma, fica mais fácil para o bebê se acostumar com a manipulação na cavidade bucal e também é uma maneira de se prevenir cáries, uma vez que elas podem surgir já no período da amamentação. Uma atitude dos pais em realizar as escovações diárias, sempre após as principais refeições, e também a mudança de hábitos com uma alimentação mais equilibrada com pouco açúcar, contribue bastante. Também, é de extrema importância o acompanhamento periódico feito no consultório do odontopediatra para a realização de uma boa profilaxia e reforço das orientações.

 

BF: Qual a melhor maneira para escovar os dentes de uma criança pequena?

Juliana:  A melhor maneira é colocar a criança deitada com a cabeça no colo de quem for fazer a higienização. Assim, além de ficar confortável para a criança, aumenta a visibilidade dos dentes, favorecendo uma escovação adequada dos mesmos. Esta mesma posição deverá ser utilizada para passar o fio dental. Os pais devem fazer movimentos circulares com a escova, sem exercer demasiada força para não machucar os tecidos gengivais da criança, pois quando pequenas, a faixa de gengiva é bem maior que o tamanho dos dentes.

 

BF: Quando usar creme dental com flúor na escovação de minha criança?

Juliana: Pesquisas recentes mostram que introduzir o creme dental com flúor uma vez por dia traz benefícios na prevenção de cárie. O ideal é iniciar a utilização somente quando a criança estiver sabendo cuspir. O flúor, presente no creme dental, quando deglutido frequentemente, se torna prejudicial na formação dos dentes permanentes.

 

BF: Qual a periodicidade ideal de visitas ao dentista?

Juliana: O período ideal para a visita ao odontopediatra durante a infância é entre três e seis meses. Existem pacientes com alto índice de cáries e tártaros que precisam ser monitorados com intervalos menores. Nessas visitas, além do paciente receber toda a orientação necessária sobre higiene bucal ele é submetido a uma profilaxia com flúor onde é realizada a remoção da placa bacteriana e tártaros. O odontopediatra também irá acompanhar todo o desenvolvimento estomatognático da criança, ou seja, o nascimento correto dos dentes, crescimento equilibrado das arcadas, oclusão, fala e deglutição.

 

 

 

Deixe seu comentário



Assista aos programas