Liderança Coaching – Líderes com mais tempo para sua equipe

Por Gabriel Rodrigues Publicado em: 17 de agosto de 2016 às 12:53.

Tags: lideranca, coaching, lideres, mais, tempo, para, equipe,


Muitos dos profissionais que se consideram líderes afirmam que a Liderança é um cargo muito difícil, que toma muito tempo, demanda muita responsabilidade, precisa-se de muita coragem pelo tempo que deve ser dedicado para o cargo.

Ocorre que a maioria desses líderes mal sabem que a orientação da equipe, o foco no desenvolvimento de sua equipe é o principal fator que liberará mais e mais tempo para eles poderem realizar as tarefas que só eles podem fazer.

A Liderança Coaching atua diretamente na potencialização de habilidades e desenvolvimento de equipes. Pois, quando o líder foca no desenvolvimento de sua equipe, potencializando suas habilidades, apoiando em suas tarefas, a sua atenção passa a ser direcionada para a solução e não para problemas.

Focar na solução em um trabalho de equipe é direcionar todo foco do líder para o apoio de sua equipe, nos pontos de melhoria, e não em pontos de erro e dificuldade.

Quando o líder apoia o desenvolvimento dos membros de sua equipe, mantendo comunicação eficaz e estando junto deles, a equipe, em consequência desse apoio em melhoria contínua, e sempre em desenvolvimento, passará a suportar responsabilidades cada vez maiores, liberando o líder para lutar não somente para orientar mais e mais a sua equipe, como também para cuidar de questões as quais somente ele pode tratar.

Dessa forma a Liderança passa a ser uma arte de orientar e potencializar habilidades. Auxiliando pessoas não com resultados prontos, respostas prontas, de forma a ensinar algo, mas sim despertando na equipe a vontade de aprender.

E a comunicação é a ferramenta mais eficaz para alcance desse resultado.

Então, se você Líder, tem interesse em ter mais tempo em seu trabalho, comece com sua equipe, direcione o eu foco no desenvolvimento e potencialização das habilidades dos membros de sua equipe, pois assim eles terão capacidades ainda maiores de suportar cada vez mais responsabilidade, cobrindo-o para que possa cuidar das tarefas inerentes do seu cargo de gerência.

Mantenha visão ampla, de olho nas capacidades e valores de sua equipe, pois esses são os pontos que motivam as suas ações, e se apresentam não em superfície, mas sim de forma mais profunda como justificadores de atitudes. Busque o que motiva a atitude de cada um, e assim saberá como potencializar os talentos presentes em sua equipe.

 

 

Bruno Ferreira é coach 

Deixe seu comentário



Assista aos programas