O que é o jogo da Baleia Azul?

Por Jordana Amaral Publicado em: 20 de abril de 2017 às 14:09.

Tags: jogo, baleia, azul,

Divinópolis registra o primeiro caso

 

Vamos falar de um assunto sério que tem ganhado as capas de revistas, jornais e destaque em tv’s, rádios e principalmente na Internet, O jogo da Baleia Azul. Muitas pessoas não sabem do que se trata mas com certeza você já ouviu falar nessa “brincadeira” que tem tirado a vida de jovens e adolescentes por todo mundo.

 

O Jogo da Baleira Azul, ao que tudo indica, começou no ínicio de 2015 na Rússia, quando uma jovem de 15 anos cumpriu a última tarefa das 50 propostas, e pulou do alto de um edíficio. Desde então outros episódios aconteceram, fazendo com que as autoridades investigassem a ligação entre as fatalidades e descobrirem um grupo que participava de um desafio com 50 missões.

 

No ano passado os casos de suícidio supostamente vinculados a comunidades virtuais identificadas como “grupos da morte” aumentaram. Obrigando diversos países como Inglaterra, França e Romênia emitirem alertas aos pais, depois que jovens e adoslescentes apareceram com sinais de mutilação pelo corpo e cortes no braço. No Brasil as investigações começaram a serem feitas depois que no mês de abril foram relatados homicídios e tentativas, que provavelmente teriam ligações com essas comunidades.

 

O jogo da Baleia Azul é composto com 50 desafios que envolvem automutilação, isolamento social e incentivo ao suicídio. É uma espécie de “siga ao mestre”, tem quem propoem as regras e tem quem segui-las. No princípios as tarefas são leves, mas conforme vão passando vão ficando pesadas, até tirarem a própria vida.

 

Especialistas aconselham aos pais a ficarem de olho na mudança de comportamento dos filhos, monitorar a internet e as redes sociais, e sempre manter o diálogo e a conversa com os jovens e adolescentes.

 

Divinópolis registrou na tarde desda última quarta-feira (19) o primeiro caso ligado ao jogo da Baleia Azul. Em matéria publicada pelo site Agora.com a Polícia Civil confirmou que uma menina de 13 anos se cortou como uma das etapas do jogo. Segundo a matéria, a tia da menina foi até a delegacia para relatar que foi chamada pela diretora da escola em que a sobrinha estuda. Ainda conforme o relato, a diretora do estabelecimento de ensino informou que a garota estaria participando do jogo. 

 

Ligue 141. O centro de Valorização da Vida ajuda na prevenção de Suicídios.

Ligue 181 . Disque Denúncia para denunciar casos concretos.

 

 

Deixe seu comentário



Assista aos programas