Receita para o Fim de Semana: Filé Mignon ao molho gorgonzola

Por Jordana Amaral Publicado em: 25 de agosto de 2017 às 14:17.

Tags: receita, para, semana, file, mignon, molho, gorgonzola,


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final de semana é feito para a gente sair da rotina não é verdade?!!Se você está pensando em se juntar com os amigos ou com a família você deve fazer essa receita deliciosa. Escolhemos uma receita de Filé Mignon ao molho gorgonzola para dar um gostinho a mais ao seu sábado e seu domingo.

O bom dessa receita é que ela permite que você faça com outros tipos de carne, caso você não queria Filé Mignon. O importante é seguir o passo a passo para dar tudo certo no final!!!

 

INGREDIENTES

  • 500 gramas de filé mignon
  • 250 gramas de queijo gorgonzola
  • 2 xícaras de chá de nata ou creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca moída a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto
  • Azeite de oliva

 

MODO DE PREPARO

O primeiro passo é cortar o filé mignon em bifes de dois dedos. Reserve enquanto preparamos o molho.

Corte o queijo gorgonzola em pedaços pequenos e leve para uma panela em fogo baixo. Deixe o queijo derreter assim, mexendo com uma colher para não grudar. 

O molho requer atenção e paciência, pois será feito apenas com fogo baixo. Quando a maior parte do queijo gorgonzola estiver derretido, adicione o creme de leite fresco ou nata e o leite e mexa bem até formar um creme homogêneo. 

Deixe esquentando na panela até engrossar. Caso você deseje, pode adicionar um pouco de maizena para engrossar o molho.

Experimente o molho, pois dependendo do queijo gorgonzola, não será necessário adicionar sal. Tempere com sal a gosto e pimenta-do-reino branca moída e reserve quando estiver no ponto desejado.

Tempere o filé mignon com sal e pimenta-do-reino preta a gosto e besunte os bifes com azeite de oliva.

Atenção para besuntar todas as partes da carne com o azeite de oliva, pois não usaremos óleo na frigideira para prepará-los.

Coloque uma frigideira sobre fogo bem alto. Quando ela estiver bem quente, adicione os bifes e sele cada lado por 2 a 4 minutos, conforme o ponto da carne que você mais gosta.

Lembre-se: quanto mais tempo a carne ficar no fogo, mais passada ela ficará. E quanto mais passada, menos macia e suculenta.

Com a carne finalizada, deixe-a descansar enquanto você esquenta o molho novamente. Sirva a carne com legumes cozidos no vapor e o molho gorgonzola. 

Deixe seu comentário



Assista aos programas