Segurança do trabalho: empresas focam na prevenção

Por Divulgação Publicado em: 15 de agosto de 2017 às 13:38.

Tags: seguranca, trabalho, empresas, focam, prevencao,

Medidas reduzem risco de acidentes, preservam integridade do colaborador e blindam imagem da empresa.

 

 

 

Em tempos de crise, economizar é algo primordial para as empresas. Uma boa forma de conseguir esta economia é manter a empresa em dia com a legislação, com um ambiente de trabalho organizado e produtivo, para gerar resultados positivos, proporcionando segurança e qualidade de vida aos colaboradores.

 

Em todas as empresas, certas medidas devem ser adotadas para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, protegendo a integridade física e a capacidade de trabalho do funcionário e, consequentemente, melhorando a produtividade da empresa e as relações entre empregador e empregado. Este conjunto de medidas de segurança do trabalho, geram proteção para as empresas, em caso de acidentes, fiscalizações e ações trabalhistas, minimizando ou até eliminando despesas altas e ainda mantendo uma imagem positiva da empresa junto aos seus clientes e fornecedores.

 

“Um acidente do trabalho, uma multa por não atendimento à legislação ou uma ação trabalhista prejudicam os cofres e a imagem da empresa”, ressalta o engenheiro Gabriel Leão. Segundo o engenheiro, o Governo federal tem buscado formas de intensificar a fiscalização relacionada às obrigações trabalhistas das empresas, incluindo aquelas relacionadas à segurança e saúde do trabalhador. Uma importante ação governamental será a implantação do sistema eSocial, a partir de julho de 2018, onde os empresários deverão informar compulsoriamente as informações e evidências de atendimento à legislação, tais como avaliação e monitoramento dos riscos (PPRA), laudos de insalubridade e periculosidade, treinamentos e realização de exames ocupacionais.

 

“As empresas devem se estruturar para que, quando o eSocial entrar em vigor, já possuam todas as informações e evidências, evitando assim autuações e multas, que serão emitidas instantaneamente pelo sistema”, explica.

 

Gabriel é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, consultor e perito da Protecta Consultoria. Segundo ele, a segurança do trabalho para as empresas é uma demanda legal com diversas diretrizes a serem cumpridas.

 

“O investimento em segurança do trabalho, na maioria das vezes, é visto pelas empresas como um gasto, mas economiza valores consideráveis em casos de indenizações trabalhistas e também reduz o risco de acidentes com os colaboradores”, explica.

 

Personalizado

Para as empresas que não possuem um profissional com conhecimento em segurança do trabalho in loco, a contratação de uma empresa especializada pode ser a solução para atender esta demanda. Visando este mercado e pensando em atender empresas com foco na prevenção, Gabriel criou a Protecta Consultoria em Segurança do Trabalho.

 

Atuando nas áreas de consultoria e segurança do trabalho, a empresa realiza monitoramento ambiental, levantamento de riscos, treinamentos legais (segurança para trabalho em altura, com eletricidade, espaço confinado, entre outros), monitoramento permanente das empresas com relatórios mensais, atendendo a legislação trabalhista na área de segurança do trabalho. A Protecta ainda oferece os serviços de acompanhamento em pericias judiciais relacionadas à engenharia mecânica e de segurança do trabalho, com elaboração de laudos como de periculosidade, insalubridade, falha de equipamento mecânico e de danos de veículos.

 

Foto: Raphael Drummond

Legenda: Gabriel Leão é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho.

 

 

Sugestão de pauta

Tema: Segurança do trabalho para empresas e o eSocial

Entrevistado: Gabriel Leão, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, consultor e perito da Protecta Consultoria.

Contatos do entrevistado:

Protecta Consultoria em Segurança do Trabalho

Rua Pernambuco, 499 – Centro

(37)3016.4307/ (37)99953.4307

www.protectaconsultoria.com.br

facebook.com.br/ProtectaConsultoria

Contatos da assessoria: Gabriel Rodrigues – (37) 99926.2291

Deixe seu comentário



Assista aos programas