Treinamentos garantem segurança para trabalhadores

Por Divulgação Publicado em: 18 de dezembro de 2017 às 12:12.

Tags: treinamentos, garantem, seguranca, para, trabalhadores,

Cursos obrigatórios devem ser renovados com frequência. A capacitação previne acidentes pois aumenta o nível de conhecimento do colaborador sobre os riscos da sua atividade.

 

Segurança é um fator fundamental para toda empresa. E nada melhor do que assegurar a integridade física dos funcionários com prevenção para evitar acidentes. E é por isso que é necessário investir em cursos de capacitação e reciclagem, para que os profissionais sintam-se mais preparados para exercer suas funções, tenham mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho.

 

De acordo com o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Gabriel Leão, a segurança do trabalho é dividida entre a adequação de infraestrutura da empresa e o comportamento seguro dos funcionários. Para atender a esta segunda parte, a legislação exige vários treinamentos, dentre eles, os cursos voltados para trabalho em altura, com eletricidade e para uso de EPI, por exemplo.

 

– Existe uma diversidade de treinamentos obrigatórios. A periocidade varia conforte o tema do curso. O de trabalho em altura e o de trabalho com eletricidade, por exemplo, devem ser renovados a cada dois anos – explica Gabriel.

 

Ainda segundo o engenheiro, existe na legislação um conteúdo programático específico para cada treinamento. Na maioria destes cursos, o conteúdo é composto por uma parte teórica; que traz noções de legislação e segurança, e uma parte prática. Gabriel alerta que as empresas que não ofertam estes treinamentos estão mais suscetíveis a acidentes, sinistros ou denúncias e pode ser penalizada com multas e outras indenizações.

 

– Dentre os benefícios da realização dos treinamentos, estão a proteção que o empresário e empregado passam a ter, diminuindo o risco de acidentes garantindo o crescimento do nível de conhecimento dos funcionários – orienta.

 

 

Deixe seu comentário



Assista aos programas